Sobre Michael Turner

Olá pessoal!
No ultimo dia 27 de junho fez um ano que o qudrinista Michael Turner faleceu. Turner nasceu em 21 de abril de 1971 e morreu com apenas 37 anos na cidade de Santa Monica, Califórnia, depois de oito anos lutando contra um tipo raro de câncer que atingia sua estrutura óssea atacando a cartilagem.
Tendo altos e baixos, Turner chegou a ter de retirar parte de seu quadril, porém sempre foi bem claro ao seu estado de saúde, fazendo palestras de como não se deve desistir. Sua morte foi anunciada pelo amigo e também fundador da Aspen Comics, Vince Hernandez.

Início de carreira

Turner começou sua carreira na Top Cow como pupilo de Marc Silvestri, que o descobriu em uma convenção de H.Q.s (história em quadrinhos), e rapidamente tornou-se celebridade nesse universo, desenhando histórias em quadrinhos de “Witchblade”, as aventuras de uma policial chamada Sarah Penzi e sua manopla mágica. Essa fez de Michael Turner conhecido no mercado de quadrinhos e criou uma legião de fãs que o imitavam.

Desligando-se da Image Comics

Mais tarde Turner criou sua própria linha de quadrinhos dentro da Image Comics (Top Cow), cujo carro-chefe foi “Fathom”, já publicada no Brasil e que sem dúvida é lembrada pela incrível colorização, porém após anos trabalhando para a Image, Michael Turner resolveu se desligar da editora e junto com ele levou todos os projetos do seu estúdio.
Este desligamento o levou a um processo judicial por parte da Image Comics, alegando que havia investido muito dinheiro na divulgação das revistas criadas por Turner dentro da editora. Mas ele conseguiu se desligar e levou seus personagens para a Wildstorm de Jim Lee, hoje o estúdio está ligado a DC Comics sendo mais um
universo dentro da editora (como o Selo Vertigo), mas Turner manteve total direito sobre seus personagens.

Marvel e DC

Desta junção o traço do artista foi sendo utilizado pela DC em revistas dos seus grandes personagens, começando pelas capas de “Flash”, depois da mini-série “Crise de Identidade”. Turner também havia assumido a arte da revista “Superman” e “Batman”. Além da DC, o desenhista fez capas para a Marvel que divulgou estas para as edições 6 e 7 de “The Hulk”, que recentemente foram liberadas.

O mais requisitado

Michael Turner era um dos capistas mais freqüentes, tanto da DC quanto da Marvel. Regularmente, ele ilustrava capas para “Liga da Justiça”, ”Quarteto Fantástico” e mini-séries como” Crise de identidade “ e ” Guerra Civil”, e além de atender outras editoras, Turner tinha a sua própria, a Aspen Comics, que publicava títulos como “Soulfire” e
“Fathom”. O artista, também, estava com um contrato recente com a Marvel, onde iria produzir um projeto com o roteirista Joseph Loeb.

Biografia

No mês de julho de 2009, foi lançada uma biografia do artista, “Wizard Millennium Edition: Michael Turner”. Essa edição é em tamanho gigante com 152, e narra toda a carreira do desenhista superstar, desde suas primeiras ilustrações em 1993 para a Top Cow, passando por títulos como “Witchblade” até os últimos meses à frente da Aspen MLT e sua contribuição para a DC.
Além da biografia, a edição traz uma galeria de imagens completa, com todas as ilustrações, de capas a anúncios promocionais e sketchs exclusivos, nunca mostrados antes. Muitos amam o estilo distorcido e inconfundível de Michael Turner que fazia braços e pernas sem a proporção mais comum dentro do universo HQ que já é um tanto distante da proporção real humana, outros, por sua vez, odiavam o estilo do desenhista, exemplo disso é a editora que o lançou no mercado.
Bem pessoal, isso foi um pouco (bem pouco) sobre a trajetória Michael Turner no universo dos quadrinhos.


Valeu pessoal, um forte abraço!
Paz e luz!
A Equipe