Olá pessoal!
A editora espanhola Dólmen lançou em junho um álbum reunindo as várias histórias da série Ás de Espadas (As de Pique), dos argentinos Ricardo Barreiro e Juan Giménez (Nota do UHQ: nenhuma relação com a revista italiana Asso di Picche - Ás de Espadas -, publicada na década de 1940).
O volume de 224 páginas, em preto e branco (salvo poucas exceções), foi lançado por ocasião do Salon del Cómic de Barcelona. Ás de Espadas foi o primeiro trabalho importante de Giménez, que mais tarde se destacaria em séries como Leo Roa, Metabarões e Quarto Poder.
O trabalho de Giménez em Ás de Espadas é técnico, cheio de preciosismo e continua impressionante mesmo depois de 32 anos de seu lançamento.
Além dos 23 capítulos originais, o volume tem extras, como uma ilustração inédita de capa, introdução histórica de Giménez, e outra de Eduardo Serradilla, além de alguns artigos originalmente publicados na década de 1970 e outras curiosidades.
O enredo narra as peripécias de Don Murray e da tripulação de um avião B-17, que fazia parte da Força Aérea Norte-Americana estacionada na Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial, durante suas missões de ataque à Alemanha nazista.
O principal enfoque da série, entretanto, é o absurdo da guerra e seu preço em vidas humanas.
Os leitores brasileiros tiveram contato com a série na revista portuguesa Mosquito, que chegou ao país mais ou menos regularmente no início da década de 1980.
Ás de Espadas está à venda por 25 euros (R$ 67,75).
fonte: Universo HQ
Valeu pessoal, um forte abraço!
Paz e luz!
A Equipe