Valsa com Bashir (Waltz With Bashir)

Olá pessoal!
Se linguem nessa dica de filme! Muito bom mesmo, vale a pena conferir!
Numa noite num bar, um homem conta ao velho amigo Ari sobre um pesadelo recorrente no qual é perseguido por 26 cães alucinados. Toda noite é o mesmo número de bestas. Ambos concluem que o pesadelo tem a ver com a missão deles no exército israelense contra o Líbano, décadas atrás. Ari, no entanto, fica surpreso ao perceber que não consegue mais se lembrar de nada sobre aquele período da sua vida. Intrigado com o enigma, Ari decide se encontrar e entrevistar velhos camaradas pelo mundo. Ele tem necessidade de descobrir toda a verdade sobre aquele tempo e sobre si mesmo. E, quanto mais ele se aprofunda no mistério, mais suas lembranças se tornam aterrorizantes e surreais. Essa é animação “Valsa com Bashir” do diretor israelense Ari Folman, produzida na Alemanha, na frança e em Israel, que estreiou na ultima sexta feira, dia 03.
Todos no festival lembram de "Persépolis", a animação da franco-iraniana Marjane Satrapi que ganhou o prêmio do júri no ano passado. Satrapi também contava suas memórias em forma de desenho animado, mas com um traço mais leve, e em episódios cheios de humor. "Bashir" é mais pesado. Põe o dedo na ferida, narrando episódios de guerra nunca antes relatados.
Em coletiva, o diretor contou que a animação foi uma escolha natural, a que melhor auxiliaria no processo de revirar o baú do passado, e ajudaria a atrair para o filme um público jovem que sabe pouco sobre essa guerra, tanto em Israel como no resto do mundo. No final do filme, um choque: algumas seqüências reais, imagens de arquivo, que acordam para a realidade. "Essas imagens eram importantes para lembrar que o assunto é serio, que não estou apenas fazendo um filme 'cool' sobre a guerra".
A originalidade de Folman impressionou os críticos e, a julgar pela importância dos temas políticos anunciada por Sean Penn e seu júri, não deve sair da Croisette sem algum prêmio. “Valsa com Bashir” também rendeu um graphic novel escrito por Ari Folman, o mesmo diretor do longa-metragem, e ilustrada por David Polonsky, que cuidou da direção de arte do filme.

Documentário/Animação
Produção: Israel / França / Alemanha, 2008
Direção: Ari Folman
Elenco: Ari Folman, Ron Ben-Yishai, Ronny Dayag, Dror Harazi, Yehezkel Lazarov, Mickey Leon.
Duração: 90 minutos
Classificação: 18 anos

Confiram o trailer de “Valsa com Bashir”:

Valeu pessoal, um forte abraço!
Paz e Luz!
A Equipe