Terror absoluto: "REC" e "REC 2"

Olá pessoal!
“REC” é um filme de terror espanhol, dirigido por Jaume Balagueró e por Paco Plaza, e foi lançado em 2007, porem chegou aos cinemas brasileiros no fim de 2008 devido ao re-make americano intitulado “Quarentena”. Esse literalmente foi regravado cena a cena em cima do “REC”, mas sem a mesma maestria, sem o mesmo impacto alcançado por Balagueró e por Plaza.
O longa-metragem se apropria do terror psicológico e consequentemente te deixa agoniado, instigado e eufórico desde os primeiro 30 minutos do filme. Ele segue uma linhagem bem semelhante a “Bruxa de Blair” e a “Cloverfield – O monstro”, ou seja, é uma câmera que insiste em filmar ininterruptamente o que se sucede durante a trama. Em outras palavras, não há enquadramentos perfeitos e americanizados. E digo, sem medo de errar, que esse é um dos fatores mais perturbador do longa-metragem, pois esse artifício se usufrui do falso realismo que se apóia no conceito de que “se passa na TV, é verdade” e da proximidade gerada pela única câmera em que o filme foi, supostamente, feito.
Prezar pela estética, mesmo que seja subjetiva, e pela emoção de viver uma experiência são fatores crucias para sensibilizar o espectador e não contradizendo esses critérios, “REC” é o tipo de filme cuja primeira vez que se assiste vale por todas as outras, pois nunca mais se vivenciará a mesma emoção dessa experimentação. Por isso, recomendo que assistam a esse clássico moderno antes de recorrer ao re-make americanizado, que tentou ofuscar o brilhantismo dos diretores, Balagueró e Plaza.
O mais incrível desse filme, é a ausência de trilhas sonoras elaboradas para impactar o espectador ou até mesmo efeitos especiais “bombando” na tela e determinados momentos. Tudo é muito cru, porém tão dinâmico a ponto de não permitir um piscar de olhos até os créditos finais.
Não vou contar toda a história do filme, mas é basicamente assim: uma equipe de repórteres de televisão decidem documentar toda a ação de uma patrulha de bombeiros em serviço durante a noite. O objetivo é registrar todos os momentos destes profissionais, mesmo as situações mais arriscadas. A primeira missão da noite é resgatar uma idosa que se encontra fechada no seu apartamento por motivos desconhecidos.
O que parecia ser uma simples tarefa de rotina torna-se um inferno. Algo de sinistro e inusitado anda à solta e ameaça a corporação de bombeiros, equipe de televisão e os moradores do apartamento. Todos ali dentro não podem sair, pois prédio foi isolado por policiais, bombeiro, pela vigilância sanitária e por equipes médicas e esses que estão do lado de fora não se atrevem a entrar.
Após o tremendo sucesso dessa obra prima, que já é um dos filmes de terror mais vistos dos últimos anos, tornava-se cada vez mais inevitável a possibilidade de uma continuação e foi o que aconteceu: "REC 2" foi filmado em Barcelona. De imediato, não se sabe muito sobre a história desta continuação, sendo apenas conhecido que começará algumas horas depois do término do primeiro filme.
Grande vencedor do “Fantasporto” na sua última edição, "REC" foi um tremendo fenômeno dentro do gênero que o compele. A dúvida que agora se coloca é a se esta continuação conseguirá a mesma fórmula de sucesso que o seu antecessor. A data de estréia de “REC 2” está marcada para dia 08 de maio deste anos!
Confiram os traillers de "REC" e "REC 2":

"REC":

"REC 2":

Valeu pessoal, um forte abraço!
Paz e Luz!
A Equipe