Morre Ivan Saidenberg, famoso por roteiros de Zé Carioca e Peninha

Olá pessoal!
O roteirista Ivan Saidenberg morreu nesta quarta-feira, no fim da manhã, em Santos, no litoral sul de São Paulo. Ele foi um dos mais conhecidos criadores dos quadrinhos Disney no Brasil.
A informação foi confirmada ao blog agora há pouco, por telefone, pela filha dele, Lucila Simões Saidenberg. A causa do falecimento, segundo a família, foi por complicações provocadas por diabetes e insuficiência arterial.
O escritor de quadrinhos estava com 68 anos e enfrentava convulsões desde 2004. A última, mais forte, o manteve internado desde domingo em um pronto atendimento no Guarujá, cidade vizinha a Santos.
O velório será realizado nesta quinta-feira no cemitério municipal da vila Júlia, também no Guarujá. O enterro está programado para as 16h.
Saidenberg tem trabalhos nacionais produzidos já nos anos 1960. Mas é lembrado pela passagem pela Abril, iniciada na década seguinte.
O roteirista foi um dos que ajudaram a dar um ar mais brasileiro e malandro ao personagem Zé Carioca. Ele no texto e Renato Canini nos desenhos.
Saidenberg esteve também por trás das histórias de Peninha produzidas para a editora entre as décadas de 1970 e 80. De Peninha e de seus alter-egos, como Morcego Vermelho, Pena Kid e Pena das Selvas.
De acordo com Paulo Maffia, da redação da Abril, o escritor assinou mais de mil roteiros até sair da empresa. Morou 16 anos em Israel, de onde voltou há poucos anos. Adotou desde então Santos como moradia, mesma cidade onde faleceu.
fonte: Blog dos Quadrinhos

Valeu pessoal, um forte abraço!

Paz e luz!
A equipe