PINTARAM TUDO DE CINZA!


Até agora, o que tenho lido nos blogs e redes sociais sobre a "briga" entre Dunga e a Globo, me fazem crer que as pessoas, durante a copa do mundo, ficam um pouco mais imbecilizadas. Uma avalanche de críticas à Rede Globo, acusando-a de manipuladora, de estar contra o Brasil, de que será sua culpa se a seleção não ganhar a copa do mundo... Mas seria mesmo isso o que nós deveríamos estar discutindo agora?
POR UM LADO...
A Globo não é boba! É óbvio que a Globo está descontente com o posicionamento de Dunga no que tange ao corte de seus privilégios; o ataque absolutamente gratuito e deselegante na entrevista coletiva do último domingo ao repórter Alex Escobar foi a gota d'água que faltava para que a emissora trouxesse a público o problema de bastidores.
Todos nós sabemos o quanto "filha da puta" é a Globo; sabemos, também, que seu jornalismo (inclusive, o esportivo) segue esse mesmo rumo. Não fosse assim, a falta de educação do técnico da seleção brasileira nas entrevistas coletivas já seria de conhecimento do grande público há muito tempo, tendo em vista que a hostilidade de Dunga com relação à imprensa não chega a ser uma novidade. Já desfrutaram da "cavaleirice" de Dunga repórteres como Érick Faria (Globo), Luis Ceará (Band) e quase todos da ESPN Brasil. Mas a emissora carioca sempre escondeu o fato, na esperança de conquistar a simpatia do gaúcho.
Entretanto, chegada a copa do mundo, Dunga se aproveitou de sua condição atual, porém bastante efêmera, de intocável, para falar e fazer o que quer, do jeito que quer, desagradando toda a cúpula da CBF. No último domingo, quando não permitiu que os jogadores dessem uma entrevista exclusiva para a Globo, como já havia acertado Ricardo Teixeira (presidente da CBF) e os diretores da emissora, ele deu uma definitiva prova de que seria firme na sua decisão.
Em que pese o direito legítimo da Globo de pleitear vantagens e privilégios, tendo em vista os altos valores pagos por ela, há anos, pelos direitos de transmissão de campeonatos brasileiros e copas do mundo, o que a torna uma parceira estratégica da CBF, Dunga não deixa de ter razão no sentido de tentar evitar a superexposição dos jogadores na mídia; afinal, depois da zona que foi em 2006, era isso que todos queriam.
POR OUTRO LADO...
Na entrevista coletiva do último domingo, assim como em muitas outras, Dunga foi além do que podia. Comportou-se como um moleque de rua, o que não condiz nem com sua idade, nem com o cargo que ocupa, mas pode ser condizer com seu nível de educação e cultura. Ao trocar a inteligência (que quase não possui) pela agressão verbal gratuita, ou quando deixou de lado a boa educação em troca da deselegância, prepotência e grosseria em estado bruto, ele perdeu completamente a razão que poderia ter.
Mas é justamente aí que entra a coisa da "copa do mundo". As pessoas ficam irracionais. Tanto é que o tsunami de críticas à Globo e manifestações de apoio a Dunga comprovam isso, como se algo justificasse aquele comportamente agressivo e psicótico.
Dunga é um bobão! Um cara sem educação, que consegue a incrível façanha de falar mais errado que o nosso presidente Lula. É um "machão" que, seja por ideologia comunista, seja por ser um completo imbecil (no final, dá no mesmo), demonstra uma enorme dificuldade de lidar com opiniões e posicionamentos contrários, com críticas e questionamentos acerca daquilo que faz. E sempre que se encontra "apertado" por alguma pergunta, sai distribuindo seus "coices" em entrevistas coletivas a fora. Insegurança é a palavra! Também, pudera: Dunga nunca foi técnico de futebol na vida até que a seleção caiu em seu colo.
Não sei se por suas convicções religiosas ou por sua história de vida, Dunga parece estar sempre lutando contra um demônio; parece que ele precisa de um inimigo a sua frente para se motivar. Dessa vez, escolheu a imprensa, mais precisamente, a Globo. O estranho de tudo isso é que no dia da divulgação dos convocados, Dunga foi aos estúdios do JN dar uma entrevista EXCLUSIVA justamente à privilegiada, manipuladora e alienante Rede Globo. Cadê a coerência que ele tanto fala?
Ontem, num gesto de populismo e demagogia de dar nojo, Dunga pediu desculpas aos torcedores brasileiros por seu comportamento de domingo. Errado, Dunga! Deveria ter pedido desculpas a Alex Escobar, a quem você sorrateira e covardemente chamou de besta, cagão e outras palavras que nenhum dos jornalistas presentes ousaram publicar, mesmo que entre aspas. Posar de coitadinho perseguido e moço bonzinho numa hora dessas é brincar de ser homem. Seja homem de verdade, Dunga!
CONCLUINDO...
Infelizmente, o que fica dessa história é a triste constatação de que muita gente ainda confunde seleção brasileira com Brasil; torcida com patriotismo; e seriedade, pulso firme e virilidade com deselegância, arrogância e estupidez. Copa do mundo não é pretexto para que saíamos por aí pintando tudo de cinza!
Estamos falando de futebol, de esporte, de um campeonato mundial transmitido para quase todos os lares do planeta. Um evento esportivo que deveria servir para a propagação de atitudes positivas, para espalhar pelo mundo amor, educação, GENTILEZA!!!
Gentileza*
Marisa Monte
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca
Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de Gentileza
Por isso eu pergunto
À você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria
O mundo é uma escola
A vida é o circo
Amor palavra que liberta
Já dizia o Profeta
O melhor a fazer é rir disso tudo!:


* - Essa música fala sobre o Profeta Gentileza, um senhor que se vestia de branco e usava uma longa barba, e vivia debaixo de um viaduto do Rio de Janeiro, nos anos 80. Gentileza pintava no viaduto e em muros e placas palavras de boa educação, convivência e gentileza. Após sua morte (1996), seus escritos foram danificados e apagados com tinta cinza. Mas, por volta do ano 2000, foram restaurados.
fonte: O Antagonista

Valeu pessoal, um forte abraço!
Paz e luz
A equipe