AGATHA nº 1 (sintese)


POR JEFERSON (Vortex Art!)

Classe média, média classe

Meio rica, meio culta
Entre o que acredita ser e o que é
Meio distante, meio perto

Desde o meio, olha meio mal
Aos negros, aos ricos
Aos sábios, aos loucos, aos pobres

Se escuta um Hitler, meio que gosta
E se fala um Che meio também
No meio do nada, meio em que duvida
Analiza até a metade todos os feitos
E meio confusa sai as ruas com meia panela
Então meio que chega a se importar
Com os que mandam meio as sombras

As vezes só, se dá conta
Meio tarde
Que a usaram de peão
Em um jugo xadrez que não compreende
E que nunca vira rainha

Assim, meio raivosa
Se lamenta de ser o meio de que outros comem
Ao meio de um meio que não entende nem meio.

POR LAURA BOURDIEL (Mundo aparte)

Os guerreiros de Qin Shi Huang Di: Sua arte e história

Essa ilustração que fiz é a capa do meu TCC, que aborda a relevância da arte chinesa no ocidente, dando foco a dinastia Qin, onde me aprofundo na história de Qin Shi Huang Di e seus soldados de terracota que foram encontrados na década de 70, próximos a Xi’an, na China. Eu intercalei meu TCC com momentos em HQ, apoiando-me na tese de doutorado de Gazy Andraus, meu orientador, em que o hemisfério direito do cérebro trabalha com imagens, enquanto o esquerdo com informações escritas, facilitando assim a retenção na memória dos fatos.

Projeto Agatha

O projeto Agatha inicialmente foi elaborado por mim e por mais dois amigos meus, Allan e Aquila, mas por falta de tempo e sobra de incoveniências (ex.: Allan mudou de cidade) o projeto ficou encostado por um longo período, tendo apenas treze páginas prontas, mas sem os balões e sem nenhum tipo de edição ou tratamento nas imagens. Como os rascunhos e o storyboard desse projeto haviam ficado comigo, decidi dar continuidade por conta própria, pois me incomodava ver algo tão promissor ficar guardado na minha pasta de desenhos.
Mas devo admitir que participar da TURMA DO SULFITE me serviu de inspiração para retomar esse trabalho, pois estar ao lado do Claudio (o chefe da gangue...rsrsr) nessa empreitada me deu uma injeção de ânimo e um forte lição de como não desistir do que faz parte de mim, isso subliminarmente, pois ele é uma pessoa contagiante.
Bem, para finalizar, o HQ de Agatha será lançado em breve no faznine Vortex Art! em formato A5. Aguardem!

Saiba como participar do Vortex Art!

NO BLOG:
Quem quiser ver seu trabalho postado aqui no blog do Vortex, sejam obras escritas, ilustrações e especialmente HQs, é só nos enviar para esse e-mail: fanzinevortex@gmail.com. As obras serão postadas na integra, sem nenhuma restrição.
No caso das HQs, se o autor tiver interesse em divulgar seu trabalho apenas com uma síntese descritiva da obra com imagens ilustrativas para compor o texto, será feito dessa forma sem nenhum contratempo. É só nos enviar o material para o mesmo e-mail, neste deve conter a síntese (no corpo do e-mail) e as imagens anexadas (em JPEG). E se futuramente o mesmo autor quiser postar a mesma obra na integra, o procedimento é o mesmo e será um prazer expô-la aqui no Vorte Art!.



NO FANZINE:
No fanzine o esquema é o mesmo. No caso das HQs, só iremos expor obras com páginas somadas até quatro (por enquanto), mas que sejam histórias fechadas, completas dentro desse limite de página. Pois temos que reservar espaço para outros autores e para nossos trabalhos também, mas nada impedirá de postarmos no blog um trabalho que, por exemplo, exceda esse número lauda. Contudo, nada é regra e esse limite de páginas é apenas uma base para nós nos organizarmos e pode ser alterado conforme o fanzine for crescendo.
Em caso de HQs que tenham continuação, que sejam divididas em capítulos, o autor deverá envie-nos a sua história já concluída, com todos os episódios existentes. E se por ventura a HQ não estiver terminada, nós a receberemos e a publicaremos da mesma forma, portanto que esta tenha três capítulos prontos, no mínimo.
Justificamos esse critério, de enviar-nos as HQs completas ou com os capítulos iniciais, pois não podemos deixar lacunas no fanzine, uma vez que temos, também, compromisso com os nossos leitores. Outra restrição é o espaço da revista e por isso os materiais enviados serão selecionados antes de serem publicados, pois infelizmente não é possível noticiar tudo no Vortex impresso. Mas as obras não selecionadas para determinada edição serão publicadas nas edições seguintes e até mesmo postadas no blog.

Em caso de dúvida, entrem em contato pelo mesmo e-mail:


fanzinevortex@gmail.com

Valeu pessoal, um forte abraço!
Paz e luz!
A equipe.